OS BENEFÍCIOS DE TRABALHAR A MOTRICIDADE FINA NA EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR
O trabalho da motricidade fina com crianças que estão prestes a integrar a educação infantil, segundo a pedagoga Cássia Ravena M. de Assis Medel, é considerado um pré-requisito extremamente necessário para beneficiar a criança no processo de alfabetização.
O processo de aquisição da linguagem escrita na criança não se inicia na alfabetização, a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma a que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, escrever letras e números, entre outros.
O ideal é utilizar tintas, trabalhando com pintura a dedo, massa de modelar (desenvolvendo criatividade), folhas de revistas (orientando a criança a “rasgar” determinada figura e posteriormente utilizar de tesouras e colas para realizar colagens).
Além das colagens realizadas com papéis, atividades diferenciadas como colagens de massas, fios, bonecos pedagógicos, em especial aqueles que desenvolvem atividades como abrir e fechar botões, dar laços, fechar e abrir zíper, dramatizações, visto que requer o uso das mãos constantemente para expressar gestos, etc.
Na verdade, o trabalho com motricidade fina faz parte de um rico universo educacional, que proporciona à criança, além de passar pelo processo de alfabetização com facilidade e desempenho significativo, realizar atividades do dia a dia que as tornem crianças mais autónomas, evoluídas e auto confiantes.
ATIVIDADE DE RECORTE
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